Seminário Católico Internacional Discute Papel Unificador da Religião na Globalização

01/04/2001 16:10

Lisboa, 01 abr (SN) - Cerca de 80 pessoas, entre os quais representantes de 12 religiões, debatem hoje e segunda-feira, em Lisboa, o papel que a religião pode desempenhar para ajudar as pessoas a viverem de uma forma digna num mundo global. "Religião e Globalização: perspectivas para o novo milênio" é o tema do seminário organizado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e com o alto patrocínio da Universidade Lusíada de Lisboa, em que participam também membros da sociedade civil, do mundo da política, teólogos e jornalistas. 

Neste seminário, que decorre na Universidade Lusíada, serão focalizados os laços estreitos existentes entre a religião e os grandes temas da sociedade, tais como os Direitos do Homem, conflitos armados, exclusão social, integração dos imigrantes e a luta contra a xenofobia e o racismo. 

A organização pretende demonstrar, no decorrer deste evento, que a religião constitui "uma vantagem para pôr em prática uma globalização justa e humana e que ela deve ser considerada como um fator de unidade e não de divisão". 

O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, que organiza este seminário, foi criado em 1990 para sensibilizar os europeus para a interdependência mundial e para a necessidade de uma maior solidariedade entre o Norte e o Sul. Do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa fazem parte representantes de governos, parlamentos, poderes locais e Organizações Não Governamentais (ONG). 

Este seminário, que encerrará domingo com a presença do ministro Adjunto da Presidência, Guilherme de Oliveira Martins, conta ainda com as colaborações da missão permanente do Vaticano junto do Conselho da Europa e da Mesquita Central de Lisboa.

Fonte: http://www.msmtnews.com.br/noticias/ 

Índice:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com