Dízimo e Apoio Norte-Americano às "Seitas" Preocupam Católicos

O CELAM preocupado pela influência política desses grupos

MUNIQUE, 8 de abril de 2001 (ZENIT.org).- O rápido avanço das seitas na América Latina constitui-se «um verdadeiro problema» para a Igreja Católica, segundo afirmou o presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) em uma visita que realizou à Alemanha.

Monsenhor Jorge Jiménez Carvajal se encontrava nesse país para manter encontros com a organização «Adveniat» da Conferência Episcopal Alemã e com a obra pontifícia «Ajuda à Igreja Necessitada», particularmente comprometidas na ajuda à Igreja no «sub continente da esperança», onde se encontra mais de 40% dos católicos do planeta.

O caso mais preocupante é o do Brasil, explicou o Monsenhor Jiménez Carvajal, o país com o maior número de católicos do mundo (três de cada quatro habitantes professam a fé católica). A força de crescimento desses grupos, acrescentou, se deve ao considerável patrimônio econômico.

Trata-se de grandes quantidades de dinheiro que têm duas origens comprovadas: de um lado os membros de muitas dessas seitas tem a obrigação de entregar 10% de seus rendimentos; por outro, recebem importantes fundos de instituições dos Estados Unidos.

O mais preocupante, afirmou o bispo, é que as seitas, com seu poder financeiro, intentam cada vez mais influir nos parlamentos e governos dos países latino americanos. O caso mais evidente é o da Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo brasileiro Edir Macedo, que criou uma incrível rede de arrecadação de contribuições obrigatórias entre seus seguidores, que criaram um autêntico império de meios de comunicação e bancos em seu país e que agora se estende por outras nações da América e Europa.

Há algumas semanas, João Paulo II, ao encontrar-se com os membros da Comissão Pontifícia para América Latina definiu o avanço das seitas como «um grave obstáculo para o esforço evangelizador» (Cf. Zenit, 23 de março de 2001).

«É necessária uma ação pastoral resolutiva para afrontar essa grave questão --concluiu o Papa--, revisando os métodos pastorais empregados, fortalecendo as estruturas de comunhão e missão e aproveitando as possibilidades evangelizadoras que oferece uma religiosidade popular purificada». -- ZS01040804.

Veja também:

Índice:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com