Comentários da Lição 10 -- "Nova Aliança" -- à Luz da Mensagem de 1888

 

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo. - Hebreus 8:10

As bênçãos do novo concerto se baseiam unicamente na misericórdia manifestada no perdão da injustiça e do pecado. O Senhor especifica: "Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não Me lembrarei mais" (Hebreus 8:12). Todos os que se humilham de coração, confessando os seus pecados, acharão misericórdia, graça e segurança.

Deus deixou de ser justo ao demonstrar misericórdia com os pecadores? Desonrou Sua santa lei e passará, portanto, por cima dela? Deus é fiel. Não muda. As condições da salvação continuam sendo as mesmas. A vida, a vida eterna, é para todos os que obedecem a lei de Deus. A perfeita obediência, manifestada em pensamentos, palavras e atitudes, é agora tão essencial como quando o mestre da lei disse: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Jesus lhe respondeu: "Que está escrito na lei? Como lês?... Faze isso, e viverás"  (Lucas 10:25-28).

No novo concerto, as condições pelas quais podemos obter a vida eterna são as mesmas que no antigo concerto: uma perfeita obediência. No antigo concerto, existiam muitas ofensas de caráter insolente e atrevido para as quais não havia um sacrifício especificado pela lei. No novo e melhor concerto, Cristo satisfez a lei em lugar dos transgressores da lei, se eles querem recebê-Lo pela fé como um Salvador pessoal...

Misericórdia e perdão são as recompensas de todos os que se dirigem a Cristo confiando nos Seus méritos para que lhes retire os pecados. No melhor concerto, somos purificados do pecado pelo sangue de Cristo... O pecador é incapaz de expiar um só pecado. O poder está no dom gratuito de Cristo, uma promessa apreciada unicamente pelos que se arrependem de seus pecados e os abandonam pondo sua alma desvalida sobre Cristo. - Ellen G. White, (Carta 276, 1904) - Para Conhecê-Lo, pág. 302

 

A lei não pode anular a promessa

Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta... Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. - Gálatas 3:15-18

A medida que avançamos, é necessário que lembremos que o pacto e a promessa são coincidentes, e que incluem a terra, a nova terra que será dada a Abraão e a seus filhos. Também é necessário lembrar que, desde que somente a justiça poderá morar no novo céu e nova terra, a promessa inclui tornar justos a todos os que crêem. Isso se efetua em Cristo, em quem se confirma a promessa. "Um pacto, mesmo que seja de um homem, uma vez ratificado, nada o pode anular", quanto mais tratando-se do pacto de Deus!

Portanto, uma vez que nos seja dada a segurança da justiça eterna mediante o "pacto" feito com Abraão, que foi confirmado em Cristo pelo juramento de Deus, é impossível que a lei proclamada quatrocentos e trinta anos mais tarde pudesse introduzir algum elemento novo.

A Abraão foi dada a herança por meio da promessa. Mas se quatrocentos e trinta anos depois fosse possível conseguir a herança de algum outro modo, isso deixaria sem efeito a promessa, e o pacto seria anulado. E isso implicaria ainda um colapso no governo de Deus e o fim de sua existência, já que colocou sua existência como garantia de que daria a Abraão e sua semente a herança, e a justiça exigida para possuí-la. "Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça [que vem da] da fé" (Romanos 4:13).

O evangelho foi tão pleno e completo nos dias de Abraão, como sempre o havia sido. Ao juramento de Deus para Abraão, não é possível somar ou mudar algumas de suas condições. Não é possível subtrair nada à forma que então existia, e nada pode ser requerido de homem algum, que não o fosse igualmente de Abraão.

Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Gálatas 3:19

"Para que serve a Lei?". O apóstolo Paulo faz esta pergunta a fim de poder mostrar de modo mais enfático o papel da lei no evangelho. A pergunta é muito lógica. Posto que a herança vem inteiramente pela promessa, e que um "pacto" uma vez confirmado não pode ser alterado, qual foi o objetivo de enviar a Lei quatrocentos e trinta anos depois? "Para que serve a lei?!, que faz aqui?, que papel desempenha?

"Foi dada por causa das transgressões". É necessário que se entenda com clareza que a promulgação da lei no Sinai não foi o princípio de sua existência. Existiu nos dias de Abraão, e este a obedeceu (Gênesis 26:5). Existia antes de ser pronunciada no Sinai (ver Êxodo 16:1-4, 27 e 28). Foi "dada", no sentido de no Sinai ter sido foi proclamada de forma explicita, por extenso.

"Por causa das transgressões”. "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse" (Romanos 5:20). Em outras palavras, "para que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno" (Romanos 7:13). Foi promulgada debaixo das circunstâncias da mais terrível majestade, como uma advertência aos filhos de Israel que mediante sua incredulidade estavam em perigo de perder a herança prometida. Ao contrário de Abraão, não creram no Senhor, e "tudo o que não é de fé é pecado" (Romanos 14:23). Mas a herança tinha sido prometida "pela justiça [que vem] da fé" (Romanos 4:13). Então, os judeus incrédulos não podiam recebê-la.

Assim, a lei lhes foi dada para convencê-los de que eles careciam da justiça necessária para possuir a herança. Embora a justiça não venha pela lei, deve ter "o testemunho [ser apoiada, N. T. Interlinear] da Lei" (Romanos 3:21). Resumindo, lhes foi dada a lei para que vissem que não tinham fé, e que portanto, não eram verdadeiros filhos de Abraão, e estavam a caminho de perder a herança. Deus havia posto sua lei em seus corações da mesma maneira que tinha feito com Abraão, para que pudessem crer, como aquele o fez. Mas desde que tinham deixado de crer, e ainda mantinham a pretensão de ser herdeiros da promessa, era necessário mostrar-lhes que a forma mais contundente de incredulidade é pecado. A lei foi dada por causa das transgressões, ou (o que é a mesma coisa) por causa da incredulidade do povo. - Ellet J. Waggoner, As Boas Novas, págs. 87-89.

 

Cristo, debaixo da lei

Cristo veio a estar debaixo da lei [Gálatas 4:4], para que pudesse livrar aqueles que estavam debaixo da lei. E a bendita obra se cumpre para toda alma que aceite esta grande redenção.

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós" [Gálatas 3:13]. Não é em vão que Se fez maldição, já que somente assim poderia obter a concretização dos Seus objetivos, para beneficiar todo aquele que O recebe. Ele fez tudo isso "para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito" (Gálatas 3:14).

Mais uma vez, seja qual for o objetivo buscado e o seu cumprimento, devemos ter sempre em mente o fato de que, em Sua humilhação, no esvaziar a Si mesmo e ser feito "semelhante aos homens" [Filipenses 2:7], e "Se manifestou em carne" [I Timóteo 3:16], Cristo esteve debaixo da lei, culpado, -debaixo da condenação, debaixo da maldição- de uma forma tão plena e real como é toda alma que precisa ser redimida.

E tendo passado por tudo isso, veio a ser o Autor da eterna salvação [Hebreus 5:9], podendo salvar plenamente, do mais profundo abismo, os que através dEle se aproximam de Deus [Hebreus 7:25]. - Alonzo T. Jones, O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, págs. 22 e 23

Leia o texto completo de As Boas Novas no Www.Adventistas.Info e O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã no Www.Libros1888.com. Seleção: Matheus. E-mail: EvangelhoEterno@aol.com.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com