Sobre os Colégios Internos e Escolas em Geral

 

1. O clima santo nas escolas e colégios internos é contagiante.

A pureza de espírito em nossas instituições educacionais é maravilhosa. Os livros didáticos da CASA PUBLICADORA são excelentes, abordam os temas da criação X evolução com muita sabedoria. Colocam Deus na Geografia, na história, nas ciências, pena que, proporcionalmente, tão poucas escolas utilizem este maravilhoso material e tão pouca divulgação se faz.

Muitos  professores são consagrados, outros são desleixados, orgulhosos e ditatoriais. Nos internatos, o sistema de industriários ainda prevê uma saída para os mais pobres que querem estudar e são muitos os beneficiados. Empresas como a Golden Cross, ajudam muitos estudantes pagando parcialmente ou integralmente os estudos de milhares.

Os cultos diários e pregações enlevam espiritualmente a todos.

2. Mas... existe um vazio em muitos estudantes e há quem comente que o colégio interno pode melhorar ou piorar de vez a vida de alguém espiritualmente.

O industriário é visto pelo sistema financeiro dos colégios como estorvo. São ensinadas poucas profissões aos alunos apesar de cursos profissionalizantes serem a recomendação profética.

O sistema de educação adventista está semelhante ao mundo: teórico, longo e caro. O nível de informação tem sido objetivo diferente do nível de educação para eternidade.

As escolas adventistas deveriam treinar obreiros para o trabalho evangelístico e uso das profissões para manter este objetivo. Tudo se perdeu, se tornaram mais uma escola secular diferenciando apenas em algumas situações, operando como empresas do ramo.

As mensalidades caras excluem o pobre que quando persevera passa por diversas humilhações. Os alunos quando se vêem cheios de tarefas escolares segundo o sistema do mundo, mensalidades caras. Ao verem os filhos de pastores viverem como príncipes nos colégios, são levados a ficarem descontentes.

3. Tanto a opressão, como as regalias, corrompem todo o objetivo de educação. É preciso mudar.

Aumentar os cursos profissionalizantes como recomenda EGW. Preparações rápidas para o trabalho missionário em nível anterior ao teológico podem preparar melhor futuros pastores, para que sejam obreiros primeiro.

O sistema curricular deveria buscar mais independência das leis antigas do MEC e aproveitar as novas diretrizes e bases para implantar o verdadeiro sistema adventista de educação, mais prático, com mais estágios, mais econômico, rápido e menos teórico, longo e  caro.

O objetivo central da educação adventista deveria ser posto em prática, a saber, treinar pessoas para o ganho de almas, seja no setor de saúde, industria, informática, ou qualquer que seja a profissão almejada. “Não façam da casa de meu Pai, ponto de comércio” seria uma frase de Cristo de nevrálgica aplicação.

Parece que o sistema para se manter deve continuar negando Jesus e sua inspiração dada pelos testemunhos de EGW. Todos negam Jesus e o deixam ser crucificado ao verem sua nação ameaçada por Roma moderna, pelos poderes e sistemas e MECs .

A igreja, caso tivesse sido fiel aos seus princípios educacionais, anteciparia muitas tendências pedagógicas que hoje estão sendo aclamadas como melhores. A idéia de que a informação seja igual a educação é patente e portanto se segue o mundo e não a Jesus.

Jesus fica nas esquinas dos colégios, nos cultos e informalidades curriculares. “Quando der, falaremos dEle e O seguiremos ” tem sido o lema nas escolas. Uma completa traição Àquele que deu a vida por nós.

Haverá alguém em alguma escola que irá abrir a porta para Cristo e sua mensagem? Ou cearão com o sistema e a segurança que o mundo dá? Ele bate à porta dos currículos, dos colégios, do sistema financeiro, da forma mundana, empresarial e capitalista que se formou e se instalou definitivamente.

Quem se recorda de ter lido EGW, sabe que ela aconselhava escolas a cobrarem taxas para não caírem em falência, isto porque havia escolas adventistas que se negavam receber quaisquer taxas. Hoje, este conselho recebeu a ampliação de uma lente de aumento de altíssima capacidade. Haverá alguém que possa mudar isto?

Texto Anterior | Próximo Texto

Sodré Gonçalves

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com