Sobre a Escola Sabatina

1. A Escola Sabatina é um momento de reflexão que a IASD tem todos os sábados.

Ali, os professores e alunos são deixados livres para comentar o estudo semanal. É semelhante ao que ocorre na Escola Dominical das igrejas evangélicas aos domingos. Na IASD, às vezes, o estudo é monótono, dependendo do professor. Algumas vezes, professores e alunos são tomados de inspiração e se presenciam pingos de benção.

2. A Lição usa expressões difíceis, deixando muitos irmãos em dificuldade.

A inspiração provida pela Lição depende mais do estudante e do expositor do que do próprio livro-texto.

Pede-se ao aluno para enumerar as boas ações da semana, em franca desobediência ao que Cristo disse: “Que não saiba a mão direita o que fez a esquerda”.

O professor muitas vezes fala sozinho.

A lição é vista como uma extensão da Bíblia e portanto, infalível. Qualquer discórdia dela, implica em discordar da IASD.

Muitos autores trimestrais das lições demonstram sentirem-se bloqueados para falar “o que não convém” aos Administradores. É evidente a total falta de liberdade de expressão. O máximo que conseguem é falar por parábolas, o que cada um interpreta como quer.

3. A Escola Sabatina deve se adequar às recomendações bíblicas.

Devemos extinguir o costume tradicional de relatar boas ações semanais em troca de benefícios políticos. Abrir mão de um princípio cristão para gozar de benefícios terrenos no relatório aos governantes é prostituição espiritual!

Líderes devem parar de perseguir quem não falar exatamente o que querem ouvir, mas o que precisa ser falado. Agir contra esses mensageiros é repetir a perseguição aos profetas.

As comissões da Associação Geral, que revisam as Lições, poderiam permitir a verdade impopular. Seria isto pedir muito?

A Lição deve ser questionada, julgada, avaliada e não vista como verdade tal como a Bíblia. Deve-se permitir que se discorde delas. Deve-se buscar apresentá-la linguagem simples, que até uma criança possa entender, como fazia Jesus.

O membro da Igreja não é obrigado a estudar a Lição mais do que deve estudar a Bíblia, livros da Igreja e mesmo de outras igrejas.

O membro da Igreja deve ser estimulado a ter fé em Deus e na Bíblia. Não em algo que apenas fala de Deus e da Bíblia.

Texto Anterior | Próximo Texto

Sodré Gonçalves

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com