Sobre a Mensagem da Justificação pela Fé

 

1. A IASD tem uma mensagem poderosíssima para dar ao mundo, a qual usa muito pouco.

É a mensagem de justificação (ato divino de transformarnos em pessoas justas de fato) pela fé, pelo relacionamento com Jesus.

Em 1888 houve grande abalo no adventismo, pois dois homens, Jones e Waggoner, com total apoio de EGW, declararam o significado de Gálatas, Romanos e assuntos ligados à salvação pela fé. Eles escreveram diversos artigos e livros que não foram ainda publicados pela CPB. Cada adventista tem o dever de se inteirar sobre este assunto.

Em minha opinião, o pastor Bullón* tem sido nitidamente usado por Deus para libertar a IASD do legalismo que vivia em grande escala. Ele pregou a mensagem de 1888 de forma simples e codificada desde os anos 1980 até hoje. O povo aceitou, mas ainda não entendeu as implicações de suas mensagens nas passagens bíblicas.         

2. A liderança da Igreja rejeitou a mensagem da justificação pela fé de 1888.

O povo foi atrás. Prova disso é que a CPB, apesar de publicar livros contendo recomendações de EGW a estes dois homens, nunca publicou livro algum deles até hoje. Esse fato explica porque 99% dos Adventistas nem sabem de Waggoner e Jones.

A chegada das mensagens do pastor Bullón foi marcada por grandes rejeições e até hoje os pastores toleram Bullón devido ao povo gostar dele. Mas se pudessem, há muito teriam deixado esse homem ser sustentado por alguma viúva, como Eliseu. Deus guiou suas mensagens de tal forma que pouquíssimos percebem sua íntima relação com o livro de Gálatas e Romanos e a mensagem de justiça pela fé em Jesus. Ele traduziu de forma parabólica, camuflada, as idéias desses livros e só por isso foi aceito. Caso a pregação fosse direta, nenhum sucesso teria.

3. A pregação da mensagem da justificação pela fé, em forma direta, precede a segunda volta de Jesus.

Você já leu os livros de A. T. Jones e E. J. Waggoner? Você já leu Morris Venden, Bullón?

Você já conseguiu ler Gálatas e Romanos e entendê-los sem torcer o assunto para se adequar ao adventismo legalista, que se gloria na lei e na guarda do Sábado? Se a resposta for não a qualquer dos itens, corra, meu irmão, pois não temos muito tempo.

A chuva serôdia cairá somente sobre os que entenderem e viverem esse tema. Grandes milagres ocorrerão no seio do adventismo, antes da vinda de Cristo, tendo como instrumentos aqueles que desenvolverem um relacionamento de plena confiança em Deus.

A maior declaração da Bíblia, o maior interesse de Deus, o resumo de todos os resumos de tudo o que se escreveu sobre religião é: Deus ama você. Confie nEle! Felizmente (ou infelizmente?) esta mensagem do amor de Deus que justifica e santifica, foi confiada à IASD. Temos feito alguma coisa. Muitos são os adventistas fiéis ao chamado de Deus. Muitos têm ouvido a voz do Mestre, mas são poucos em relação à necessidade humana. Nem cócegas estamos fazendo ao mundo.

Muitos vivem em seu mundinho institucional e acham que são o universo. Uma igreja de pouquíssima influencia, que não se arrepende e não muda. Será que a ameaça de Deus de vomitar-nos é somente retórica? Temo que não. As palavras de Deus são fiéis e verdadeiras. Se Ele advertiu, pode cumprir o que disse a qualquer momento.

Na Bíblia, existe um monte de profecias nas quais os judeus se escoravam. Não se dá o mesmo hoje? Se não aprendermos com a História, certamente iremos repeti-la! "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que vos são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntá-los como a galinha faz com os pintinhos, mas vós não quisestes...” lamenta Cristo ainda HOJE.

Alguém poderá abrir-lhe a porta EM seus sermões? Alguém está disposto a dar a vida, o cargo, a média com a Associação, com a União, por amor à Verdade em Cristo? Alguém está disposto a ir à fogueira? Há alguma moça disposta a vestir-se de noiva para ser queimada como na Idade Média? Há algum Jovem como Huss, Lutero, Tyndale? Alguém vai abrir a porta, o verbo, a escala de pregadores e deixar a Verdade em Cristo, impopular e inconveniente, ser apresentada?

Sodré Gonçalves


Nota do Editor

*Neste ponto, como editor e leitor, divirjo totalmente do articulista, pois como já demonstramos aqui, a mensagem açucarada de Alejandro Bullón é ecumênica e superficial, vacinando o povo adventista contra a real Mensagem da Justificação pela Fé de 1888, que inclui a correta compreensão acerca da natureza divina e humana de Cristo, de Seu trabalho como Sumo Sacerdote no dia antitípico da expiação no Santuário Celestial, de Sua total total submissão e dependência do Pai e de Sua importância como modelo perfeito de humanidade para a última geração de adventistas.

Para compreensão correta do que envolvia a mensagem de Waggonner e Jones em 1888, recomendamos a todos a leitura de suas obras traduzidas para o português e disponibilizadas por nós no www.adventistas.info. -- Robson Ramos

Texto Anterior | Próximo Texto

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com