Complemento para a Compreensão da Lição 10 Sobre a Nova Aliança

 

Algumas idéias importantes

A "nova aliança" sempre existiu: Vários sinônimos são usados na Bíblia para expressar a experiência da nova aliança. Entre estes se incluem: aliança eterna (Isaías 61:8; Jeremias 32:37-41; 50:4; Ezequiel 16) e aliança de paz (Isaías 54:8-10; Ezequiel 34:25; 37:24-28). Ela é também mencionada no livro de Hebreus como uma aliança superior. - Jovens, 4 de março

As promessas da aliança: Através da nova aliança Deus promete: (a) colocar Sua lei em nossa mente e escrevê-la em nosso coração (Jeremias 31:33) – esta é a obra transformadora interna do Espírito Santo; (b) ser nosso Deus e seremos Seu povo (verso 33) – esta promessa abrange todas as bênçãos possíveis para esta vida e para a vida por vir; (c) tornar-Se conhecido (verso 34) – Deus deseja o mais íntimo relacionamento com Seus filhos, e Ele é de fato um Deus pessoal; (d) perdoar nossas iniqüidades e não mais Se lembrar dos nossos pecados (verso 34) – a promessa de Deus de completa purificação e perdão de toda injustiça. - Jovens, 4 de março

Todos participam das bênçãos divinas: As bênçãos da nova aliança são não apenas oferecidas [ou melhor: doadas, se são "dádivas"] àqueles da família da fé, mas a "todos os povos" (Isaías 56:7). Deus Se importa com todas as pessoas. Sua dádiva de graça é para todos. Nenhuma pessoa ou grupo é dono da graça de Deus (Isaías 56:6). - Adultos, sexta-feira

Na verdade, embora o nome não nos fosse familiar, todos nós temos participado desse trato [a aliança eterna] que Deus planejou especialmente para nós hoje. - Jovens, 7 de março

Não só para os judeus: Só a descendência literal de Abraão, os judeus de sangue e nascimento, devem receber a aliança prometida? Não! Na verdade, não acontecia assim nem nos tempos do Antigo Testamento. Que a nação hebraica, como um todo, recebeu as promessas da aliança, é certo. Mas os outros povos não estavam excluídos. - Adultos, terça-feira.

 

Pensamentos contraditórios

Ao elaborar esta seção, o nosso principal objetivo não é expor as idéias incorretas apresentadas na Lição, mas mostrar que nem mesmo os seus autores concordam a respeito do assunto. Isto deveria trazer-nos esperança porque ao ser mostrada a verdade a partir da Sagrada Escritura, muitos verão que não compreendem os dois concertos, e prontamente aceitarão o ensino bíblico. "O assunto do concerto é uma questão clara e será recebida por toda mente sincera e sem prejuízos" (Ellen White, Carta 59, 1890).

1. As duas alianças são diferentes uma da outra?

NÃO: "A base da aliança, a esperança básica que ela tem para nós, as condições básicas, são as mesmas da antiga aliança." - Adultos, sábado

NÃO: "A nova aliança não é muito diferente da antiga aliança." - Adultos, domingo

NÃO: "Quanto aos elementos básicos, a antiga e a nova aliança eram iguais. O fundamento é a salvação pela fé em um Deus que perdoa os pecados, não por nossos méritos, mas só por motivo de Sua graça." - Adultos, quarta-feira

NÃO: "A nova aliança é basicamente idêntica à antiga." - Adultos, Estudo Indutivo, 2

NÃO: "As condições e promessas essenciais são as mesmas." - Jovens, 4 de março

SIM: "A antiga aliança se baseava em um documento escrito... mas a nova aliança se baseia no poder do Espírito vivificante. A antiga aliança é externa; a nova é uma impressão interna no coração. Pela antiga, o povo tentava mudar o comportamento; a nova muda a atitude." - Adultos, Perguntas para Aplicação, I

SIM: "Através da nova aliança Deus promete... a obra transformadora interna do Espírito Santo... todas as bênçãos possíveis para esta vida e para a vida por vir... o mais íntimo relacionamento com Seus filhos... a promessa de Deus de completa purificação e perdão de toda injustiça." - Jovens, 4 de março

SIM: "A nova aliança funciona melhor do que a antiga aliança para o povo de Deus. ... Em contraste com a antiga aliança de Israel, ... Cristo cumpre três promessas básicas de Deus... Longe de ser uma revogação da antiga aliança de Israel, é um tipo e garantia da consumação final da nova aliança, quando os verdadeiros israelitas de todas as eras se encontrarão na ceia das bodas do Cordeiro na Nova Jerusalém." - Adultos, Comentário, 4 (Dr. Hans K. LaRondelle)

SIM: "As condições do 'velho concerto' eram: Obedece e vive - 'cumprindo-os [estatutos e juízos] o homem, viverá por eles' (Ezeq. 20:11; Lev. 18:5); mas 'maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei'. Deut. 27:26. O 'novo concerto' foi estabelecido com melhores promessas: promessas do perdão dos pecados, e da graça de Deus para renovar o coração, e levá-lo à harmonia com os princípios da lei de Deus." - Jovens, 5 de março (Ellen G. White)

2. Existem várias "dispensações" e alianças?

SIM: "Esse plano da redenção foi prefigurado na aliança com Noé, na aliança com Abraão, e na aliança do Sinai." - Adultos, segunda-feira

SIM: "Embora haja diferentes manifestações de Seu poder a fim de satisfazer as necessidades da humanidade em diferentes épocas, o Mestre é o mesmo em ambas as dispensações." - Jovens, 5 de março

NÃO: "O dispensacionalismo limita o tempo da aliança da graça. Divide a história bíblica em sete períodos, ensinando que Deus trabalha de forma diferente em cada um desses períodos. Dispensação é um período no qual a humanidade é testada a respeito de alguma revelação específica sobre a vontade de Deus. Cada dispensação termina com o julgamento divino. Assim, existe uma dispensação da lei e uma dispensação da graça, entre outras dispensações. Deste modo, os que defendem esta posição tentam em vão dividir a harmonia bíblica entre a lei e o evangelho." - Adultos, Comentário, 3

Só para relembrar, a resposta correta à primeira pergunta é "sim" e à segunda, "não". Para ver a base bíblica desta afirmação, veja os comentários que já fizemos e acompanhe os próximos estudos.

Estudos Indutivos da Bíblia Com Respostas

1. Embora aceitemos que a nova aliança é basicamente idêntica à antiga, podemos encontrar diferenças de ênfase e talvez novas informações nela? Quais? (Lição 10)

2. Muitos comentaristas da Bíblia consideram a promessa coletiva de Israel obedecer a Deus (Êxodo 19:8) como jactanciosa e equivocada. Neste caso, por quê? Você teria alguma resposta mais apropriada? Qual é a diferença entre a obediência verdadeira e a obediência falsa ou equivocada? (Lição 7)

Que estava errado [na antiga aliança]? Apenas isto: O povo não podia cumprir a parte que tocava no acordo. A falta estava com eles. Possuíam mente carnal e não podiam estar sujeitos a uma lei espiritual. Estavam procurando estabelecer sua própria justiça por seus próprios esforços, não compreendendo que sem o auxílio divino nada podiam fazer. Quando procuraram vestir-se com sua própria justiça, encontraram-se cobertos apenas por imundos trapos do pecado. - Princípios de Vida (CPB, 1988), pág. 190

O velho concerto... era um sistema de reforma sem Cristo. Era um concerto de obras do qual Cristo, o único Mediador de justiça e paz, fora inteiramente excluído. - Idem, págs. 190 e 191

Diferenças entre os Dois Concertos ... Um foi estabelecido sobre a promessa do povo [e] o outro sobre a promessa de Deus. Idem, pág. 192

A antiga aliança se baseava em um documento escrito (Êxodo 24:1-8), mas a nova aliança se baseia no poder do Espírito vivificante. A antiga aliança é externa; a nova é uma impressão interna no coração. Pela antiga, o povo tentava mudar o comportamento; a nova muda a atitude. - Lição, Perguntas para Aplicação, I

O povo não compreendia a pecaminosidade de seus corações, e que sem Cristo lhes era impossível guardar a lei de Deus; e prontamente entraram em concerto com Deus. Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, declararam: "Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos." Êxo. 24:7. Haviam testemunhado a proclamação da lei, com terrível majestade, e tremeram aterrorizados diante do monte; e no entanto apenas algumas semanas se passaram antes que violassem seu concerto com Deus e se curvassem para adorar uma imagem esculpida. - Patriarcas e Profetas, págs. 371 e 372

3. Às vezes podemos não sentir que amamos a Deus ou queremos fazer Sua vontade. Somos nós que temos que sentir de maneira apropriada? Se não, que esperança existe na promessa de Jeremias sobre a nova aliança?

Sentimento e fé são tão diversos como o oriente do ocidente. A fé não depende do sentir. Temos de, com fé, clamar fervorosamente a Deus, sentindo ou não sentindo, e então viver de acordo com as orações. Nossa certeza e prova é a Palavra de Deus, e depois de termos pedido devemos crer, sem duvidar. Louvado sejas, ó Deus, louvado sejas! Não me tens faltado, ao pôr em prática a Tua Palavra. Revelaste-Te a mim e eu sou Tua, para cumprir a Tua vontade. ... Cada pensamento de dúvida deve ser tão vigiado que não veja a luz do dia mediante o pronunciá-lo. A luz sempre foge das palavras que honram os poderes das trevas. A vida de nosso Senhor ressurreto deve em nós manifestar-se diariamente. - Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 243

Todas as coisas são possíveis para Deus, e pela fé podemos apoderar-nos de Seu poder. Mas a fé não é visão; a fé não é sentimento; a fé não é realidade. "Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Heb. 11:1. Viver pela fé significa pôr de lado os sentimentos e os desejos egoístas, andar humildemente com o Senhor, apoderar-se de Suas promessas e aplicá-las a todas as ocasiões, crendo que Deus executará Seus planos e propósitos em nosso coração e vida pela santificação de nosso caráter; significa depender inteiramente da fidelidade de Deus e nela confiar implicitamente. Se for tomada essa atitude, outros verão os frutos especiais do Espírito manifestados na vida e no caráter. - Fundamentos da Educação Cristã, págs. 341 e 342

Recomendamos também o Auxiliar do Professor, os Comentários da Casa Publicadora e a Lição dos Jovens, como referências ao estudo deste trimestre. Tudo isto pode ser encontrado no site da Lição da Escola Sabatina. "Julgai todas as coisas, retende o que é bom" (I Tessalonicenses 5:21). Autor: Matheus. E-mail: EvangelhoEterno@aol.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com