Ex-Pastor Acredita que Significado Atual do Lava-Pés Poderia Revolucionar o Sistema Administrativo Adventista

 

O ato de lavar aos pés dos discípulos feito por Jesus é seguido à risca pela Igreja Adventista. Maravilhosa lembrança desta atitude humilde de Cristo! A IASD quer, desta maneira, ser mais semelhante a Jesus e transformou o ato de Cristo numa cerimônia, que também difere a IASD de muitas outras que não usam este costume.

Apesar deste ato de Cristo ensinar muito, neste breve artigo de avaliação de nossa realidade, veremos que pouco sabemos sobre o significado do lava-pés.

Membros e pastores quase nada de novo falam nas pregações sobre algo que tanto repetimos em nossa vida de adventistas. A cerimônia de imitação desse gesto de Cristo tem-se reduzido ao ato de louvar o tema "humildade" e fazer da cena, um pretexto para dar hora oportuna para se resolver as brigas e discórdias que, infelizmente, ocorrem mesmo entre o povo de Deus. Não deixa de ser um bom costume, aliás, razoável costume. Nem tão bom, nem tão mau. Nas palavras de Cristo: "Morno, nem frio nem quente!"

Essa tradição adventista é, porém, o mais contundente apelo a sua reforma num aspecto que ela frontalmente peca contra Cristo. Ninguém que ler este artigo lavará mais os pés de seus irmãos, nenhum pastor molhará mais os pés de qualquer membro, sem pensar na hipocrisia que certamente estarão fazendo.

Faço votos que continuemos com esta tradição cristã, mas digo com toda a certeza que, se após verem o que significa lavarmos os pés uns dos outros, continuarem como estão e não se arrependerem, o vômito divino ocorrerá. Deus não suportará mais por muito tempo a nossa contradição e hipocrisia.

Terríveis juízos se aproximam da terra e a ira de Deus contra toda falsidade e hipocrisia logo terá lugar. Ou nos arrependemos de nossas dessemelhanças com Cristo, ou certamente haverá também na IASD "choro e ranger de dentes".          

 

Jesus Cristo lavaria louças?

A atitude maravilhosa de Cristo na cerimônia original do lava-pés deve ser objeto da mais sublime contemplação. A tarefa destinada aos escravos, aos empregados, aos mais desamparados do sistema daquela época, tarefa que ninguém gostaria de fazer, como hoje, lavar pratos, capinar, limpar a casinha do cachorro, lavar o banheiro, engraxar sapatos de alguém, retirar estercos dos cachorros no quintal, botar a mão na massa, carregar um saco cimento, desempenhar algo que ninguém com um senso de dignidade gostaria de fazer, foi isto, justamente isto que Cristo fez.

Glória a Deus, irmãos! Aí está o mais fiel retrato do nosso Amado e digno de adoração! No reino dos Céus, não há lugar para homens machistas e arrogantes que não lavam os pratos da sua casa. No reino de Deus, não há lugar para almofadinhas, donzelas refinadas que não tocam seus calcanhares na terra. Não há lugar pra gente que se julga fina demais para desempenhar o que for preciso mesmo que seja humilhante. Não há lugar para os orgulhosos.

Dos humildes, é o reino de Deus. Dos humildes, não daqueles de fala mansa, mas dos que, acima de tudo, se desprendem dos títulos e posições para servir, como Cristo.

Os discípulos tinham acabado de discutir sobre quem era o maior e Jesus lhes disse em palavras e em exemplo: "O maior entre vós seja aquele que vos sirva... Se eu fiz, FAZEI vós também!" Está você, mensageiro da IASD, agindo assim? Deixando o lugar de honra e servindo? Está você, pastor, sendo servo desta Igreja pobre? Ou estará você sendo enriquecido pelos pobres e deles se servindo? Está você, como Paulo, "empobrecendo para vos enriquecer"? Ou, como o mundo, "enriquecendo para vos empobrecer"?

Está, de fato, a IASD, em seu sistema, obedecendo a Cristo? Não, mil vezes não. Querem ver? Por exemplo: Estas palavras de Cristo são uma piada para você: "No mundo os maiorais são servidos, mas entre vós NÃO SERÁ ASSIM". Esta ordem de Cristo "NÃO SERÁ ASSIM" tem algum valor ainda hoje? Vale alguma coisa? Segue você isto?

Uma certa vez estava dirigindo uma santa ceia e me deparei com este significado. Eu era o chefe, o pastor, o que ganhava mais, o que morava melhor, o mais bajulado, o mais obedecido, o mais temido. Que servo? Que menor? Que hipocrisia! Eu fugi dali atormentado, sabia que não estava seguindo realmente a Jesus, seguia uma tradição, uma Igreja cega... Como eu me vi? Desgraçado, infeliz, pobre, cego e nu, totalmente nu.

 

"Que fazer, pois, irmãos?"

Querem continuar lavando os pés? Receio que muitos não queiram mais... Ó irmãos e pastores, precisamos mudar! Se estamos no fim, como se constata claramente pelas profecias, por que não mudarmos de uma vez por todas? Talvez este ano seja nossa última chance. Por que não encarar este sistema, as tradições, associações, uniões, pistolões, seja o que for e dar um basta?

Gritemos bem alto e com choro: "Queremos servir a Jesus!" Chega de mornidão, chega de provocar náuseas em Deus. Chega de repreensões, Internet, denúncias! Vamos nos arrepender e chorar juntos... "Aquele que sai chorando pelo caminho, voltará com júbilo trazendo consigo os molhos da vitória."

Senhor mensageiro, pastor, presidente, ancião, tudo pode ser mais simples... Vamos simplesmente mudar o rumo das coisas e colocar na direção que Cristo determina. DEle, vem a salvação.

Não temam perder os cargos, não temam as perseguições dos falsos, não temam ao demônio, a pobreza, a falta das regalias da Obra, dos Iajas, dos planos de saúde. TEMAM UNICAMENTE A DEUS E DÊEM-LHE GLÓRIA! "Não temam os que podem matar o corpo e depois não podem fazer mais nada. Temam Aquele que pode MATAR A ALMA! MATAR A VOSSA ALMA, A VOSSA ALMA, A MINHA ALMA, TEMAM A ELE! TEMAMOS A ELE!

Quantos se escondem atrás de pseudônimos, enviam mensagens anônimas, ou usam até a mentira, que é a arma do Diabo, para quê? Que medo possuem? Medo de falar a verdade e ser mal interpretado? Ou bem interpretado? “Quem se envergonhar de mim e de minhas palavras, dele me envergonharei.” Lembram-se dessas palavras? Parece que não... Chega de medo! “Filhinhos não temais."

Aprendam a confiar no Deus que até morre por nós. Aprendam! Abram a porta do coração, pelo amor de Deus! Se o Espírito Santo lhe toca, abra! Deixe a luz do céu entrar... Quantos servos dos homens! Que têm medo dos homens! Jesus vai levar os seus servos, não os capachos dos homens. É triste visualizar a derrota de muitos. É triste visualizar gente de gravata e terno italiano, ouvindo de Cristo: "Fora covardes, cães, tímidos..."

Jesus quer lavar seu lindo pé. Para Ele, que nos ama, tudo é belo em mim e você. Até o nosso pé! Ele, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, desceria hoje ainda que fosse para ser um faxineiro da sua casa, ou para tomar conta do seu jardim, para lavar os seus pratos, para trabalhar para Deus, ganhando somente o necessário. Ele quer nos ensinar este caminho que impressionará o mundo e converterá MILHÕES.

Você já viu qual é a principal objeção que este mundo capitalista apresenta à religião cristã? Bem, o que dizem é que religião é meio de ganhar dinheiro, negócio, empresa... Refutaremos isto? Qual a verdade presente para o mundo hoje? A supervalorização materialista do dinheiro nos dá uma oportunidade inédita para fazer brilhar o altruísmo, a abnegação, a economia, o sacrifício e a simplicidade de Cristo...

Não é a verdade presente, a verdade atual, a verdadeira necessária em nosso tempo, aquela que alcança corações para Cristo? Lavar os pés, desprender-se, abaixar-se, rebaixar-se... Insistir em humilhar-se para que haja paz! Querem, os senhores, fazer isso, pastores? Anciãos? Departamentais? Querem? Querem lavar verdadeiramente os pés? Sodré Gonçalves, autor da série de artigos: Nova Avaliação Geral da IASD, publicada em maio, sobre vários tópicos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com