Mesa Farta e Suco de Uva Até para Crianças na Santa Ceia: Por Que Não?

 

Na Igreja Adventista, adotamos, conforme nos orienta a Bíblia, o batismo por imersão, a santa ceia e a cerimônia de lavar os pés uns dos outros. Essas cerimônias são realizadas com todo o respeito. E muitas vezes, é possível sentir pela fé a presença de Deus. Em outras ocasiões, essas cerimônias se tornam um ritual sem muita inspiração.

Conforme é a consagração e enlevo espiritual, principalmente de quem lidera estes eventos, ocorrem bênçãos ou há ausência delas. Posso lembrar-me de algumas poucas santas-ceias em que fui tomado pelo Espírito de Deus de forma abundante. (Apesar de não ser termômetro da Igreja, deixo aqui o meu testemunho!) A melhor de todas foi no IAE. Quem a dirigiu foi o professor Edilson Valiante. Muito organizada. Ele apenas acenava com os olhos e as coisas iam acontecendo...

Uma ordem, uma inspiração, leitura de trechos apropriados da Bíblia... Impressionante! Foram poucos os alunos que não sentiram o Espírito Santo em meio àquele silencio e meditação acerca do sangue e do corpo de Cristo, por nós ofertado.

 

Numa análise sucinta, diria que as santas ceias adventistas são cerimônias sérias e quase sempre atingem, medianamente, o seu objetivo. Já escrevi sobre o ritual do lava-pés, quando os irmãos que tiveram problemas uns com os outros são induzidos a lavarem-se os pés e cantamos e abraçamos, principalmente a aqueles com quem tivemos alguma discórdia. Preocupam-me agora, a ceia do pãozinho sem fermento, minúsculo, e o cálice de suco puro da uva, bem pequeninho, “por se tratar de apenas um símbolo”, explicariam imediatamente muitos.       

Pois, atrevo-me a dizer que essa mentalidade mesquinha de nossa Igreja acerca da santa ceia, está baseada num texto da Bíblia (I Corintios 11), ao qual, como demonstraremos, interpretamos equivocadamente, de um jeito totalmente errado... Depois ficamos dizendo que temos a verdade! “Rico sou e de nada tenho falta...”

Em Coríntios, recomenda-se para que ninguém tome a ceia do Senhor "indignamente, que comam em casa" referindo-se o apóstolo aos glutões e beberrões, que até se embriagavam durante a ceia nos tempos apostólicos. Isto acontecia porque a ceia não era com migalhas de pãozinho e gotas de suco de uva! Para representar o bem que foi o corpo de Cristo, para nos dar alegria e salvação, eles faziam uma ceia, um banquete, comida mesmo, do qual todos participavam. Mas o faziam com todo o respeito, exceto alguns que se aproveitavam para se fartarem em demasia.

Aí, bastou o apóstolo Paulo chamar a atenção destes, para que toda a IASD e demais igrejas reduzissem miseravelmente a ceia a um ritual que definitivamente não representa bem o que foi o alimento farto e abundante da cruz do Calvário. Se nós fazemos caso de mergulhar a pessoa em vez de aspergir, como fazem os romanos e presbiterianos, por que também não fazer uma ceia de verdade?

 

O que é "comer indignamente"

E querem saber por que a Igreja Cristã fazia uma ceia abundante? Era porque a miséria e o egoísmo não encontravam guarida no coração deles. Tinham tanto para dar que os maldosos até se aproveitavam. Isto é comer indignamente...

Na IASD, criou-se a idéia que comer indignamente se refere a pessoa que andou pecando durante a semana, ou que não conseguiu perdoar alguém... Que ridículo! Não encontro uma palavra mais eufemista para descrever esta ignorância, vão me desculpar!

A falta é principalmente dos pastores que, além de não  lerem a Biblia, não ensinam ao povo o óbvio do texto. Queridos irmãos, permitam que participe da ceia quem pecou também, quem estiver com raiva de outro, procurem encontrar na lembrança do sangue perdoador de Jesus, derramado por nós, forças e exemplo para enxergarem o Seu perdão e para perdoarem!

Não deixem que Satanás através de uma ridícula mentalidade tradicional, que ele fincou entre nós, impeça você de renovar suas forças com Deus! Quanto mais deixarmos o orgulho que fortalece as tradições adventistas, mais nos aproximaremos humildemente da verdade, que é Jesus e Sua palavra.    

Devemos estudar o que está escrito na Bíblia e sermos fiéis ao texto e não à nossa tradicional forma de agir e de pensar. Deixemos o orgulho de lado, deixemos de nos achar tão bons, pois assim, fecharemos os olhos pra Jesus e para a Bíblia.

Há uma simplicidade e clareza tremendas nas Escrituras, para aqueles que deixam a Bíblia falar e, em humildade, procuram aprender de Deus. Mas aquele que lê a Bíblia como um laodiceano, continuará cego, por mais estudado que seja!

 

Nova santa ceia

Irmãos, façamos santas ceias, jantares, com pães integrais, sucos em abundância, onde a alegria e o respeito se encontrem, onde a dádiva infinita de Deus seja bem melhor representada, onde a miséria não ache uma brecha sequer para nublar o maior Dom, o maior presente, a maior atitude de altruísmo de todos os tempos eternos.

Sabemos que não é a quantidade que nos recomendará a Deus e, sim, a qualidade. Mas se tão somente formos fiéis à Bíblia e isto já é qualidade, esta fidelidade nos ensinará que uma ceia de verdade produzirá aos crentes mais bênçãos, maiores significados da benção do alimento Jesus e da bebida Jesus...

Não é grande a nossa defesa do batismo por imersão? Por que não defendermos uma ceia de verdade como se demonstra na Bíblia, para que exaltemos a virtude que anda mais faltando neste tempo capitalista: O altruísmo, a ausência de miséria e o fim das cerimônias de formas bonitas e quase vazias.

Por que não imitarmos a Igreja apostólica? Por que dá mais trabalho? Mais despesa? Fugi da avareza e da preguiça, que são idolatrias!

 

Crianças também são bem-vindas

Também não deixemos de participar e nem proibamos as criancinhas. “Deixai vir a mim os pequeninos”, os visitantes, os pecadores... A ceia foi feita principalmente para eles! A ceia é um ato adoração que relembra o Salvador na cruz; e lá na cruz, ele não excluiu ninguem do seu sacrifício.

Que historia é essa que inventaram de que A, B e C não podem participar? Onde está na Bíblia esse critéio? Onde é que diz que Santa Ceia é só para os batizados? Jesus disse simplesmente para “fazer isso em memória de mim, pois quando comerdes este pão e bederdes deste cálice, anunciais a minha morte, até que eu venha”.

Deixemos Jesus cear conosco, abramos a porta de nossa Igreja para o que Ele estabeleceu. Abramos a porta de nossa Igreja para a verdade que é Ele. Abramos os nossos manuais para Cristo! Abramos a porta, chega de pré-conceitos, de pré-tradições, chega de portas fechadas, de mentes fechadas. Abramos, diz o Senhor! Sodré Gonçalves, autor da série de artigos: Nova Avaliação Geral da IASD, publicada em maio, sobre vários tópicos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com