A Mensagem da Cruz na Linguagem de HOJE!

 

Com toda certeza, você já cantou: “Sim, eu amo a mensagem da cruz, Té morrer eu a vou proclamar...” Mas qual é a mensagem que a cruz de Cristo deve trazer a cada um de nós, HOJE?

Ao que sofre ela diz: “Sofro com você, meu irmão!”

Ao que é rejeitado por dizer a verdade: “Fui crucificado por isso, meu irmão!”

Ao que duvida do amor de Deus: “Veja do que Meu Pai é capaz por você!”

Ao que se sente derrotado e sem esperanças, em sua luta: “Se a semente não morre, depois não brota, meu irmão!”

Muitas são as mensagens da cruz. Creio que se qualquer um de nós se dispusesse a meditar sobre o tema, seria levado pelo Espírito de Deus a enumerar uma centena delas! e a Bíblia nos mostraria também que todo aquele que decide seguir a Jesus, deve também levar sua cruz.

Os líderes puxam-lhe o tapete. Reúnem-se às escuras para o julgarem. Seduzem o povo para aprovarem o ato injusto. Dão como desculpa que toda a nação será destruída se o deixarem vivo... Tudo fazem, menos se arrepender e aceitar a Verdade. Até hoje, infelizmente, tem sido assim.

Mas a cruz não traduz somente nossas lutas. Traduz nosso caráter também. Quem somos, quando nos indignamos contra a instituição ou pela injustiça? Quem somos, quando nos revoltamos contra pessoas em lugar de contra atitudes e não há perdão em nossa consciência? Quem somos, quando não pedimos a Deus que os perdoe, como fez Cristo e o máximo que fazemos é zombar, xingar, brigar, como o "mau ladrão"?

 

Todos ao pé da cruz 

Ao pé da cruz, estamos todos. Tanto chefes como subalternos. Tanto pecadores arrependidos, como os pecadores que se justificam. Tanto o pessoal da organização, como o pessoal da Internet. Mulheres que simplesmente choram, porque nada podem fazer e mulheres de Pilatos que, muito timidamente, ainda avisam a seu marido: “Cuidado!”

Na hora da cruz, os discípulos contemporâneos de Cristo ainda fogem, possuídos de medo. Tudo está errado, tudo está às avessas, mas temem se identificar com Cristo, apesar de saberem qual será a atitude dEle, ao repetirem a negação de Pedro.

Quando junto aos injustos, os discípulos de hoje ainda praguejam a Cristo, para se identificarem com os “vencedores” e não serem “os perdedores, os criminosos, os revolucionários”. Mais triste é a injusta cena que se desenrola escondida de seus olhares.

Em um dado momento, por uma cruzada de olhares percebemos a injustiça que estamos cometendo contra Cristo. Olhando-nos com terno amor, Ele nos faz ver que, apesar de aparentemente concordarmos com Ele, nós O temos negado diante do Sistema, diante do conveniente e do racional. Para salvar nossa pele e também não sermos crucificados, preferimos negá-Lo e dizer: “Nunca O conheci, nunca concordei com nada, não me comprometam...”

A cruz se repete nas cruzes de nossos dias. Jesus se repete nos pequeninos de nossos dias. Nas injustiças de nossos dias, na covardia, na falsidade, na politicagem de nossos dias. Nos Gólgotas feitos de papéis e leis, nas escolas feitas de dinheiro e interesses, nas comissões compostas de acusadores e juízes...

 

Planeta cemitério

Este mundo é o maior dos cemitérios. Em todo canto, vejo cruzes. Vejo Pedros, vejo Judas, vejo Pilatos... Até quando? Até quando não se dará direito à justiça? Até quando precisaremos de mártires? Até quando não aprenderemos a mensagem da cruz? Até quando Cristo, representado pelos que falam a verdade sem medo, será novamente crucificado?

Às vezes, somos Dimas também. Sofremos por nossos próprios erros. Mas mesmo sofrendo, anunciamos a justiça, e a nós é dada grata retribuição.

Quem será hoje Barrabás? Aquele homem errado que, por se portar de forma tão sincera e cativante, roubou a cena de Jesus? Aquele homem sinceramente mal, era o escolhido de todos! Não era vegetariano, não era espiritual, não tinha nada de nada... Mas era amado, e o amor sempre perdoa. Era querido e liso, escapou de muitas situações e esta era só mais uma. Mal podia crer ele como se dava tão bem!

Diante de Jesus, o “arrogante”, que era objeto de ódio dos fariseus, aquele homem que se portava como tendo contato direto com Deus, aquele homem que exigia uma justiça ainda maior por parte dos que deviam obedecer a lei, diante dEle, Barrabás foi preferido!

O mundo sempre prefere Barrabás. Jesus sempre foi o fanático, o louco, o revolucionário. Barrabás, não. “Barrabás é gente boa.” É um pecador que não tirará de nós o símbolo espiritual que representamos para a Igreja. Barrabás é equilibrado. Rouba, mas dá o dízimo e não incomoda ninguém. Mas esse Jesus é perigoso, fala demais, mexe com o povo, tem sinais divinos, é fanático, não é dos nossos, não é a nosso favor... Crucifiquem-no!

Que dirão os pagãos de nós se Ele continuar a nos denunciar, a nos chamar de hipócritas? Que dirão os Romanos se ele continuar a nos envergonhar com suas respostas? A Sua luz demonstra nossas trevas! Temos que fazê-lo calar-Se. Proibamo-Lo de pregar, recomendemos Sua exclusão, ameacemos... Vamos pegá-Lo algum deslize!

O mundo prefere Barrabás. A Igreja prefere Barrabás. Prefere continuar como está. Prefere crucificar um aqui e outro ali, porque falavam o que não convinha. Prefere o diabo a Deus. Prefere o trono da besta a seguir simplesmente a ordem, os testemunhos, as repreensões justas...

Mas Barrabás, imagino, sentiu depois que Jesus o ajudou. E uma vez liberto, observou a tendência da turba. Concluiu que estava ali devido a falsidade. Barrabás bem sabe quem é. No momento, talvez ele gostasse, mas depois cairia de joelhos e se arrependeria, desejaria aquela cruz. Deseja-a. Imagina-se apegado a ela, mas ela se escorre entre seus braços, então promete: “Vou ser seguidor desta cruz e, quando a encontrar, vou me agarrar a ela, pois a mereço.”

 

Mensagem da cruz HOJE

Qual a mensagem da cruz hoje? Vamos teologizar? É mais fácil. Vamos falar de pecado, de santuário, de pombas, de rituais? É mais fácil. Vamos deixar a realidade da cruz de Cristo HOJE hoje para lá, vamos voltar ao passado, vamos estudar a Torá, vamos saber o que significa a cortina azul ... com querubins pintados... Vamos estudar hebraico e grego...

O sangue de vítimas de cruzes continua escorrendo. Pessoas estão sofrendo injustiça nos colégios, nas comissões, nas associações... Gritos de dor e lamento são dados nos quartos à noite. Igrejas estão em completa desgraça, ruína, divisões e desânimo e o máximo que fazemos é: Estudar, estudar, estudar...

O que a cruz pode dizer HOJE para você? Que postura ela encoraja? A de Pedro, a de João, a de Pilatos? A de Judas? Ou a posição de morrer com Ele.

Existe algo para fazer que você sabe bem o que é. Existe alguma coisa para defender e você sabe bem disso. Existe algum justo desamparado e você está próximo dele. Ou não? Não quer enfrentar esse problema? Vai negar, trair, fugir, olhar de longe?

Qual a mensagem da cruz HOJE? Estará você disposto a enfrentá-la dignamente? E ao ser escorraçado, zombado, traído, cuspido, ainda assim perdoará seus algozes? E ao perceber que não tem a certeza de nada ao seu redor estando, em completo desespero e sentindo Deus bem longe, clamará, Senhor, por que Tu me abandonas? Ou resignado, em meio a dor e à culpa, em meio às armadilhas de Satanás e à toda a confusão por você criada, sairá de seus lábios uma exclamação de confiança total em Deus?

A cruz não é para todos. As igrejas com cruzes, sim, são para um monte de gente. O assunto também. É lindo e maravilhoso de estudar, mas a cruz mesmo, esta não. Esta é para poucos. Porque muitos são chamados mas pouco os escolhidos. Porque muitos vêem a cruz e a estudam, e a contemplam, e a admiram, mas poucos a querem, menos ainda são os que querem seguir com ela, e raros aqueles que permitirão que os crucifiquem nela.

É muito fácil falar da cruz... Estudar teologia é fácil. É sublime também. O chamado é divino, mas a escolha é nossa. Poucos os escolhidos, porque poucos escolhem tomar sua cruz, sua verdade e proclamá-la. Poucos identificam a revolução de comportamento que a cruz sugere e mais reduzido ainda é o número dos que a promovem.

Todos querem ser prudentes como cobras, simples como pombas e se esquecem de que Jesus foi prudente, mas ficou fincado numa cruz assim mesmo. Foi simples e suas asas estiveram esticadas sob os pregos. Sabem por quê? Porque Ele voava, Ele avançaca, Ele não era uma pomba sem asas. Não era prudente como um réptil morto, inerte. Ele fez e falou o que foi necessário. Ele deu a vida por isso.

 

Seguidores de Cristo 

Não peço que apóiem A, B, C ou R... Peço que sejam seguidores de Cristo e onde houver necessidade de que se fale a verdade, simplesmente digam! Onde houver necessidade de se sacrificar pela justiça, prudentemente sacrifiquem-se! Onde houver uma cruz semelhante à de Jesus, defenda a verdade e a justiça mesmo que para você acabe ocupando aqueles lugar, pois assim irá glorificar aquele ato que nos salvou. Agarrem alguma cruz, alguma causa justa, agarrem, sofram por isso, mas façam justiça ao nome de seguidores de Cristo!

Uma igreja de mártires no passado foi a mais elogiada das sete cartas. Esmirna era o seu nome. Cheiro suave sai desta flor quando apertada. Creio que Jesus ficou até alegre em certo sentido por ver gente como Ele dando sua vida pela Verdade. Gente importante e gente desconhecida, pessoas cultas e simples misturavam-se nas arenas de leões, nas cruzes, ou sob o rápido som de uma espada que decepava aquela vida e decidia um destino nulo aqui na terra para ela.

Mas Jesus que antecipava as glórias do porvir, não se intimidava diante das perdas e baixas no Seu exército. Como já disse, Ele até se alegrava, pois “bem-aventurados são os mortos no Senhor”. E se alegrava especialmente porque se identificava com aquelas pessoas e sabia muito bem que todo o seu trabalho não havia sido em vão.

Jesus contemplava satisfeito o fruto de seu trabalho: Gente que dava sua vida pelo que é certo, quer caíssem os céus e tremesse a terra... Caíssem em pecado os santos, tremessem os homens de maior coragem, aquelas vítimas não recuavam... Se o general voltasse, se o apóstolo se acovardasse, elas seguiam em frente, enfrentando o demônio, ainda que aparentemente sozinhas, porque criam no sorriso invisível do seu Mestre em aprovação à sua fidelidade. Não nos é exigido nada menos que isso hoje: “Tome a sua cruz e siga-me!”

 

Pastor só existe UM

“Sigam-me” disse o mestre, “a ninguém na terra chameis de mestres (pastores), de guias (médiuns), de pais(padres, papas), pois um só é vosso guia e mestre. Todos vós sois irmãos e o maior entre vós seja aquele que vos sirva”. Só Ele é o nosso Mestre. “O Senhor é meu pastor” e guia, e pai...

Numa igreja onde fui pastor, falei para os membros que não me chamassem de pastor. Aí um ancião, indignado, disse: “Eu não entendo, o pastor anterior até brigava se não o chamássemos de pastor, agora você exige exatamente o contrário?

Sim, queridos, só Jesus é o nosso pastor! Essa palavra, pastor, possui outro significado hoje. Antigamente significava cooperador, visitador... hoje é líder, chefe, mestre, guia... Portanto, constitui pecado, desobediência aos mandamentos de Cristo, chamar alguém de pastor hoje, a não ser que você enxergue a palavra como tendo outro significado...

O importante é que sigamos Jesus e O tenhamos por cabeça, por guia, caminho, verdade, vida e salvação. Falar verdades como esta podem lhe custar cruzes? Então diga-as e ao vir a cruz, os leões, as fogueiras, sorria como os que eram devorados nas arenas, pois você foi julgado digno de sofrer como Cristo e milhares de outros irmãos e irmãs em Cristo do passado.

Um chamado às cruzes se faz necessário no seio do adventismo. Enfrentaremos a cruz? A mensagem da cruz vai fazer a obra de Cristo acontecer hoje? A decisão é sua. Deus nos chama: Vem! Jesus nos diz: “Tome tua cruz e segue-me.” Sodré Gonçalves, autor da série de artigos: Nova Avaliação Geral da IASD, publicada em maio, sobre vários tópicos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com