T R I N D A D E
Mar. 2003/Fev. 2004

Os artigos são postados em ordem cronológica crescente,
a partir de Março de 2003 até Fevereiro de 2004. Ou seja, os mais recentes estão no final da lista!

Veja também: Mar. 2002/Fev. 2003 | Mar. 2004/Fev. 2005

MARÇO 2003

Cuidado com o Jogo de Palavras de Pastores Ecumênicos

ESTÁ CORRETO DIZER... ESTÁ ERRADO DIZER...
Deus, o Pai Deus Pai (membro da Trindade)
o Filho de Deus Deus Filho (membro da Trindade)
Deus é espírito e santo Deus Espírito Santo
Espírito Santo (poder de Deus) a pessoa do Espírito Santo
Espírito de Deus Deus Espírito (3ª Pessoa)
Espírito Santo de Deus O Espírito Santo é Deus
Orar ao Pai, em nome do Filho, pedindo-Lhe Espírito Santo Orar a qualquer um dos três, Deus Pai, Deus Filho ou Deus Espírito

ABRIL DE 2003

MAIO DE 2003

JUNHO DE 2003

"Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores...

"Este símbolo contém em seu desenho os seguintes significados: Sendo um triângulo equilátero, o símbolo significa a “Plenitude da Trindade”: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, aos quais adoramos e servimos. O símbolo também significa o “Tripé da Educação”, no qual está centrado todo o programa do Clube de Desbravadores: Mental (Especialidades, Classes, Honras, Trabalhos Manuais, etc.), Físico (Acampamentos, Passeios, Olimpíadas, etc.) e Espiritual (Ano Bíblico, Atividades de Testemunho, etc.) E por fim, também significa nossa “Cidadania e Lealdade”, pois servimos a nosso Deus dos Céus e da Terra, à nossa Pátria, e a nosso próximo, entre os quais, nossa família e nossa Igreja."

Fonte: http://www.iasdfranca.hpg.ig.com.br/logotipos_iasd.htm

JULHO DE 2003

"O termo Trindade foi usado pela primeira vez por Teófilo de Antioquia no II século. A doutrina da Trindade é uma inferência com base bíblica, conforme é declarado em: José Carlos Ramos, "Santíssima Trindade" (estudo não duplicado, Instituto Adventista de Ensino - Campus Central, 1996), 1.

AGOSTO DE 2003

Teólogos da IASD Apelam de Todo Jeito para Defender a Doutrina da Trindade...

Reprodução de parágrafo da pág. 312 do livro "A Trindade":

      

SETEMBRO DE 2003

Outubro de 2003

Novembro de 2003

Leitor Pede "Provas" de Mudanças em Escritos de EGW para Favorecer a Trindade
"Irmãos, gostaria que me indicassem alguns documentos sobre a essa questão da trindade para que tirasse minhas duvidas. Soube, por exemplo, que houve uma mudança em texto de autoria da irmã White, em que ela corrigiu pessoas para 'personalidades', mas os editores desrespeitaram sua vontade e imprimiram 'pessoas' mesmo... Gostaria de ver para crer..."

Links relacionados:

Aponte a Alternativa Correta para Completar Esta Citação de Ellen G. White:

É-nos impossível, por nós mesmos, escapar ao abismo do pecado em que estamos mergulhados. Nosso coração é ímpio, e não o podemos transformar. "Quem do imundo tirará o puro? Ninguém!" Jó 14:4. "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." Rom. 8:7. A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração; são incapazes de purificar as fontes da vida. É preciso um poder que opere interiormente, uma nova vida que proceda do alto, antes que os homens possam substituir o pecado pela santidade. Esse poder é ......................................

( a ) ...o Espírito Santo.
( b ) ...a terceira pessoa da Trindade.
(
c ) ...Cristo.

Resposta certa: ( c ) "Esse poder é Cristo." EGW, Caminho a Cristo, pág. 18.
    

Perguntas para Reflexão:

1. O que estará em jogo no tempo do fim, segundo o Apocalipse: A adoração ao verdadeiro Deus, ou a adoração no dia correto?

2. A Besta e o Falso Profeta promovem o culto à Trindade. Pode ser esse o verdadeiro Deus? Por que a tríplice mensagem angélica conclama os homens a temer a Deus (o Pai) e a adorar aquele que fez o céu e a terra (o Filho de Deus) e não à Trindade?

3. Em defesa da Trindade, está ocorrendo uma supervalorização do Espírito Santo como Deus na IASD. Artigos, sermões e hinos centrados no "Deus Espírito" tornaram-se muito mais freqüentes, inclusive faz-se orações dirigidas diretamente ao Espírito. Não nos aproxima isto do Pentecostalismo?

4. Contudo, o Apocalipse identifica o remanescente como "aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus", ou "guardam os mandamentos de Deus e possuem o testemunho de Jesus". Quantas pessoas divinas há nessa descrição do remanescente? O que isto nos diz acerca daquilo que estará escrito na fronte dos 144 mil?

5. Como adventistas do sétimo dia, aguardamos o segundo advento de Jesus e guardamos o dia santificado por Deus. Quantas pessoas divinas estão implícitas em nosso nome denominacional? Você sabia que isto foi levado em consideração pelos pioneiros ao ser definifida a expressão que nos identificaria?

"O conceito do remanescente era aplicado exclusivamente àqueles cuja vida foi dedicada a Deus. Essa dedicação foi compreendida, por M. E. Cornell, como implícita no nome 'adventistas do sétimo dia', que 'aponta para o Pai e o Filho'. Cornell explicou que (1) ao guardar o sábado do sétimo dia, 'temos o nome do Pai escrito em nossas frontes', pois esse dia é o 'memorial de Deus e a única proteção contra a idolatria'; e (2) ao aguardar a iminente segunda vinda, nossa esperança é posta sobre o Filho de Deus." (M. E. Cornell, "Making Us a Name", Review and Herald, 19 de novembro de 1861, 197.) -- Citado por Alberto Ronald Timm, em O Santuário e as Três Mensagens Angélicas - Fatores Integrativos no Desenvolvimento das Doutrinas Adventistas, publicado pela Imprensa Universitária Adventista (Unasp 2), 4ª Edição, 2002, pág. 250.
  

Dezembro de 2003

Janeiro de 2004

Leia no Alvorada.Us e conclua por si mesmo:
Folheto Sobre a Trindade Foi Uma das Razões do Incêndio da Publicadora!
Qual o Significado Desse Estranho Logotipo Adotado pela IASD?
Ao que parece, três mãos aparentemente iguais em poder circundam o mundo. Mas o gesto seria de proteção ao globo, ou de disputa do planeta? Seria essa uma representação da Trindade em ação? Ou essa mão vermelha, que sobe do abismo representa um outro poder? Incluímos o Diabo entre nossos símbolos? Cremos que a IASD nunca foi tão explícita ao escolher um logotipo para representar suas crenças!
Leia mais e veja a opinião dos leitores.
    

Fevereiro de 2004

SEÇÃO DE CARTAS

Gostaria que o Irmão desse um incentivo para que mais Irmãos divulgassem os artigos publicados na Internet. A Sra. White escreveu no livro Fundamentos da Educação Cristã, pág. 409:

"A maneira pela qual Deus usa os homens nem sempre é discernida, mas Ele o faz. Deus dotou os homens de talentos e capacidade inventiva, a fim de que seja efetuada a Sua grande obra em nosso mundo. As invenções da mente humana parecem proceder da humanidade, mas Deus está atrás de tudo isso. Ele fez com que fossem inventados os rápidos meios de comunicação para o grande dia de Sua preparação."

Refiro-me especialmente ao assunto da Trindade (doutrina satânica). Deus nos compeliu (Grupo de Garopaba), a cada artigo mostrado nos sites (Adventistas.Com e Adventistas.Net), a copiar, imprimir e distribuir o material nas Igrejas (Templos) Adventistas da Região como forma de denúncia.

Assim, solicitamos aos Irmãos que façam o mesmo, pois desta forma estaremos denunciando este "sofisma" para todos os membros das Igrejas visitadas, já que não temos acesso ao Púlpito, Escola Sabatina ou mesmo direito a expressar os conhecimentos que o Pai do Céu nos tem revelado.

Os artigos que imprimimos foi Documento: Como Era a Fé Adventista Antes da Apostasia Ômega e Jesus Cristo e os Apóstolos X Trinitarianos. Abraços.

José Diogo F. Damásio, Membro Batizado, mas não aceito na Igreja de Garopaba, SC.
    

Veja também: Mar. 2002/Fev. 2003 | Mar. 2004/Fev. 2005

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com